Sindicato confronta<br> patrões da AHRESP

O Sindicato da Hotelaria e Turismo do Sul anunciou uma série de acções de protesto e denúncia em Lisboa, junto de estabelecimentos cujos proprietários têm responsabilidades nos órgãos dirigentes da associação patronal do sector da restauração e similares (AHRESP). Esta, afirma o sindicato da CGTP-IN, continua a querer retirar direitos aos trabalhadores e mantém o impasse nas negociações do contrato colectivo.

Iniciados anteontem, frente à Pastelaria Versailles, os protestos terminam na próxima terça-feira, apontados à Iberusa (no Aeroporto da Portela), passando até lá pelos estabelecimentos Varanda da União, Balcão do Marquês, Solar dos Presuntos e Pastelaria Baloiço – sempre à hora de almoço.

 

Cantinas

 

A federação sindical da Hotelaria e Turismo promoveu uma greve, no dia 31 de Março, que provocou o encerramento de algumas cantinas de escolas e refeitórios de hospitais. Joaquim Pires, dirigente da Fesaht/CGTP-IN, destacou a adesão no centro do País e nos refeitórios da TAP, em Lisboa, da Autoeuropa e dos hospitais de Portalegre e Elvas.

O objectivo da greve foi exigir aumentos salariais e cumprimento da lei sobre organização dos horários de trabalho, que chegam a atingir 12 horas diárias.



Mais artigos de: Trabalhadores

Lição de luta no <i>call-center</i>

Com a luta que culminou na greve de 31 de Março, a CRH, a Tempo Team e, sobretudo, a EDP ficaram a saber que os trabalhadores do atendimento comercial estão unidos e firmes na defesa dos seus justos direitos e interesses.

Resultados nos transportes

A persistente luta dos ferroviários na CP e na CP Carga em defesa dos seus direitos forçou a administração a comprometer-se, dia 1, a apresentar alternativas às regras da Função Pública que pretendia impor.

INEM fora de horas

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses contestou os novos horários impostos pelo conselho directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica, para vigorarem a partir de 1 de Abril, avisando que pode ficar em causa a assistência às pessoas e vão aumentar os custos de...

Greve na Páscoa nos hipermercados

O CESP/CGTP-IN mantém aberta a possibilidade de convocar greve para o sector da grande distribuição (super e hipermercados), no período da Páscoa, caso a associação patronal APED e as maiores empresas que a dominam persistirem numa «postura não negocial»...

Guardas florestais mantêm unidade

A colocação no regime de nomeação e a atribuição de suplementos de funções em forças de segurança, de escala e de patrulha são questões que os guardas florestais devem manter como reivindicação imediata e factor de unidade...